Pages

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Vitória Moda Show 2012


·         Ao adotar o tema “Os Quatro Elementos (ar, terra, fogo e água) e a Sustentabilidade”, o Sistema Findes e o Sebrae-ES  imprimem à 5ª edição do Vitória Moda Show, que será realizado entre os dias 25 e 27 de julho, no Centro de Convenções de Vitória, uma  abordagem diferenciada e comprometida com a causa ambiental.

·         O tema promete conferir um colorido especial à realização, mobilizando e chamando a atenção das empresas do setor de confecções do Espírito Santo para a importância de uma prática produtiva baseada na sustentabilidade. A abertura contará com uma palestra proferida pelo estilista Dudu Bertholini, sobre “As Transformações da Moda no Século XXI e as Novas Maneiras de se relacionar com ela”, no segundo dia teremos Luisa Mendes e no terceiro e último Danielle Ferraz já confirmadas.

·         Durante os três dias, serão oito desfiles, dos quais participam Missbella, Lei Básica, Cobra D´Água, Presidium, Life Style Brasil, Bendita Seja, Novos Talentos e Konyk.

·         A 5ª edição do VMS investirá na criatividade, com o propósito de mostrar à sociedade em geral que é possível conciliar moda com desenvolvimento sustentável. Afinal, o principal evento de moda do Espírito Santo vai ressaltar, tanto entre patrocinadores e expositores, quanto nas passarelas, a importância de iniciativas sustentáveis na indústria do vestuário, como socialmente transformadora.

·         Para que esta transformação da indústria do vestuário do Espírito Santo se concretize, o Sistema Findes está oferecendo às indústrias capixabas  serviços técnicos e tecnológicos com  o objetivo de minimizar os impactos ambientais decorrentes do processo produtivo, como assessoria e consultoria em meio ambiente, em design, em eficiência energética e em processo produtivo.

·         Esses serviços compreendem orientação às empresas no requerimento/renovação de licença ambiental, na elaboração de Planos de Controle Ambiental, de Gerenciamento de Resíduos, de Gerenciamento dos Efluentes Líquidos, de Gerenciamento das Emissões Atmosféricas e na elaboração e implantação de projetos de educação ambiental. 

·         Ciente de que os recursos naturais, apesar de todas as ações educativas e preventivas, são escassos e finitos, há algum tempo o Sistema Findes defende como estratégia número um, para incrementar a competitividade do setor, a economia criativa, cujos recursos – cultura, conhecimento e criatividade – não se esgotam, mas se renovam e se multiplicam. Afinal, ninguém duvida de que a moda é um processo natural de economia criativa.

·         O Vitória Moda Show 2012 vai ressaltar não apenas a importância da moda e da criação para fortalecer o setor, mas irá mostrar, também, que, por meio da economia criativa, o setor do vestuário precisa incorporar valores como marca, tecnologia e design para sobreviver e competir.

·         Sebrae potencializa negócios no Vitória Moda Show 2012

·         Para consolidar as marcas capixabas, o Sebrae-ES, correalizador do evento, vai trazer para o Vitória Moda Show 600 compradores do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia com o objetivo de reunir empresas, representantes comerciais, entidades e profissionais da área de moda para difusão de seus negócios, prospecção de novos mercados e fortalecimento dos já existentes. A estimativa é que as Rodadas movimentem cerca de R$ 5,5 milhões em negócios.

·         A iniciativa faz coro com as diversas ações do Sebrae voltadas para o segmento. Entre os principais projetos desenvolvidos pela instituição com foco no segmento, destacam-se os de vestuários, calçados e acessórios, nos quais são desenvolvidas ações como consultorias, capacitação técnica e gerencial, acesso a mercados, divulgação e marketing, entre outras.

·         Seu espaço institucional contará com a presença da personal stylist Fernanda Trindade, que dará dicas e prestará consultoria de moda para os visitantes, além de divulgar o que o Sebrae pode fazer pelas empresas.



·         DADOS DO SETOR

·         Total de empresas no Espírito Santo

·         1.346 empresas, subdivididas em:

·         - Vestuário e acessórios: 1.142

·         - Têxtil: 134

·         - Couro e calçados: 70

·         Total de empregos gerados: 18.932

·         - Vestuário e acessórios: 15.248

·         - Têxtil: 1.881

·         - Couro e calçados: 1.803

·         Principais municípios – empresas e empregos gerados (ranking por empregos gerados)

·         Colatina: 280 empresas e 4.779

·         Vila Velha: 311 empresas e 3.967 empregos

·         São Gabriel da Palha: 132 empresas e 3.146 empregos

·         Cachoeiro de Itapemirim: 78 empresas e 1.352 empregos

·         Serra: 87 empresas e 1.016 empregos

·         Linhares: 55 empresas e 1.012 empregos

·         Cariacica: 67 empresas e 702 empregos

·         Vitória: 87 empresas e 501 empregos

·         Dados da última edição do VMS – 2011 (4ª edição)

·         - 10 mil visitantes

·         - 550 empresas participaram das Rodadas de Negócios

·         - 1.100 compradores de todo o país

·         - R$ 10 milhões em volume de negócios

·         - 9 desfiles e público de 5 mil pessoas

·         - 74 expositores no Espaço Business, sendo 20 de outros Estados

·         - 150 profissionais de imprensa do ES e em nível nacional cadastrados



·         PROGRAMAÇÃO*

·         25/07 – Quarta-feira

·         13h30 (14h00) às 16h00 – Palestra “As Transformações da Moda no Século XXI e as Novas Maneiras de se relacionar com ela”

·         Palestrante: Dudu Bertholini - Estilista, stylist e consultor. Leciona e palestra por todo o Brasil. Já coordenou um Master de Moda no IED e palestra para o SENAC. Já assinou stylings para as revistas I-D, Vogue, Elle, desfiles para Levi’s, Triton, Colcci, André Lima, Cris Barros, Fábia Brecsek, NKStore, entre tantos outros. Participou dos programas GNT Fashion, Esquenta (Rede Globo), Ana Maria Braga (Rede Globo), Fashion TV, Multishow, Seriado Alic etc. Foi jurado de moda do programa “Brazil’s Next Top Model” por duas estações ao lado da apresentadora Fernanda Motta e também dos prêmios Criativa de Moda jovem).

·         14h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)

·         18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público

·         17h30 às 20h30 – Desfiles

·         17h30 – Novos Talentos

·         19h00 – Presidium

·         20h30 – Cobra D’Água



·         26/07 – Quinta-feira

·         13h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)

·         14h00 às 15h00 – Palestra “Sustentabilidade e Moda”

·         Palestrante: Clarissa Araujo - Formada em Relações Internacionais com ênfase em marketing e negócios pela ESPM, diversos cursos em moda e jornalismo. Atualmente, gerente de novos negócios da WGSN Brasil, filial nacional do portal britânico líder mundial em pesquisa de tendências de consumo e moda.

·         15h30 às 16h30 – Palestra “Talkshow (Oferecimento: Instituto Rio Moda)”

·         Palestrante: Constança Basto - É uma reconhecida designer brasileira de calçados. Fundou a marca que leva seu nome em 1998, quando tinha apenas 21 anos. Hoje, conta com uma rede de 6 lojas próprias no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Recife e mais 100 pontos de venda espalhados pelo Brasil e o mundo. A construção dos calçados e acessórios femininos é feita pelos melhores artesãos do Brasil.

·         Bel Yunes - É coordenadora de estilo da Animale, fundada em 1991 pelos irmãos Roberto, Gisella e Claudia Jatahy. A marca possui mais de 60 lojas próprias e cerca de 350 pontos de venda em todo o Brasil. Investindo fortemente em estilo e tecnologia têxtil, produz atualmente cerca de 3 mil peças por dia.

·         18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público

·         17h30 às 20h30 – Desfiles

·         17h30 – Life Style Brasil (Origens, Landspride e FreeOcean)

·         19h00 – Konyk

·         20h30 – Missbella



·         27/07 – Sexta-feira

·         13h00 às 18h00 – Espaço Business aberto apenas para lojistas (obrigatória apresentação do CNPJ e cartão de visita)

·         14h00 às 15h00 – Palestra “Criando Luxo do Lixo”

·         Palestrante: Danielle Ferraz - É jornalista e consultora de moda. Iniciou sua carreira na Editora Abril, empresa para a qual continuou a colaborar após a abertura de sua consultoria de moda, em 2000 – ano em que ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo. Expandiu a consultoria para publicidade e redes de varejo. Especializou-se em sustentabilidade na Fundação Getúlio Vargas, onde desenvolveu o projeto “Chic é ser Consciente”, premiado pela FGV como um dos 10 melhores projetos sustentáveis do país em 2004. Atualmente dedica-se a workshops de informação de moda; palestras voltadas a preparação de equipes de varejo de moda; elaboração de dress codes corporativos e também ministrações para mulheres que desejam ganhar mais estilo e elegância – atributos que, garante, todas podem aprender. Faz parte do quadro de palestrantes do Senac, instituição da qual foi docente, e do time de colaboradores do programa “Mais Você”, da Rede Globo).



·         15h30 às 16h30 – Palestra “O cultivo da criatividade”

·         Palestrante: Luisa Mendes - Formada em Gestão e Criação de Negócios da Moda pela Universidade de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo. Em 2008, no Mercatto Dona Lora, expôs a 1ª coleção denominada Catarina de Aragão. No mesmo ano, sob a curadoria de André Hidalgo, no Projeto Novos Criadores, desenvolveu a coleção intitulada Bauhaus - Casa da Construção. No final do mesmo ano, iniciou o projeto Arte para Vestir, pelo qual em cada edição obras de artistas são referência para coleções cápsulas. Em 2009, trabalhou Grafismos, Moda e Arquitetura, na coleção Pollock and Gehry. Em novembro de 2010, após o concurso Caderno Cultural promovido pela Empresa de calçados Luiza Barcelos, assumiu o cargo de assistente de Estilo da mesma e desde então atua como designer de moda.

·         18h00 às 22h00 – Espaço Business aberto ao público

·         17h30 às 20h30 – Desfiles

·         19h00 – Bendita Seja

·         20h30 – Lei Básica

0 comentários:

Postar um comentário